Bem-vindo à EARTH, Escola Avançada de Sistemas Computacionais e Robóticos, evento financiado pela FAPEAM, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. A Escola será realizada em Manaus no período de 25 a 29 de janeiro de 2016 e é uma realização do Instituto de Computação da UFAM (IComp/UFAM).
A EARTH é a última das escolas aprovadas no âmbito do Edital PROTI/EIATI, tendo, portanto, como pano de fundo o fortalecimento dos programas de pós-graduação da região a partir da discussão de problemas que sejam ao mesmo tempo desafiadores, com alto conteúdo científico e tecnológico, e de relevância para o estado do Amazonas. Um aspecto fundamental para o crescimento consistente destes programas é a atração de alunos e profissionais para uma melhor qualificação. Neste sentido a EARTH vai ser dividido em duas trilhas:
1. Trilha de Educação: Com o foco na promoção do ensino médio e de graduação de excelência, a EARTH vai abrigar um minicurso de projeto de sistemas embarcados completo baseado na plataforma Arduino e um mini-evento para atração de profissionais do sexo feminino para a carreira (o Cunhantã Digital). Ainda na trilha de educação a EARTH estará promovendo, junto com o Programa PROMOBILE (uma parceria ICOMP e Samsung), mais uma edição da Feira de Aplicativos Android. E para difundir o conhecimento na região, a EARTH estará financiando a participação de professores e alunos dos programas de graduação das universidades federais do Acre, de Roraima, de Rondônia e do campus da UFAM em Itacoatiara.
2. Trilha de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I): Esta trilha tem como foco o fortalecimento dos programas de pós-graduação. Inicialmente pensado para o PPGI/ICOMP, o comitê decidiu que, para maximizar o impacto no longo prazo, o Evento deveria ir muito além de seu próprio programa. Portanto, a EARTH foi deliberadamente concebida para alcançar além das áreas clássicas da computação, as áreas da engenharia elétrica, eletrônica, telecomunicações, controle e automação, mecatrônica e mecânica. Para promover a internacionalização do PPGI, a EARTH recebrá pesquisadores da UBA (Universidade de Buenos Aires) e USACH (Universidade de Santiago do Chile), representadas por três e dois docentes, respectivamente, além de um egresso. da Universidade de Bogotá, na Colômbia, que hoje atua no sul do país. Adicionalmente, os desafios para a internacionalização dos programas de pós-graduação da região amazônica é o tema do painel de abertura da Escola.
O escopo principal da Trilha de PD&I é a robótica e sistemas computacionais em geral (redes de sensores, telecomunicações e energia). Escolhemos então a subárea conhecida por Robótica de Campo, por entendermos que ela está profundamente associada aos desafios do crescimento econômico sustentável em uma região com mais de 90% de cobertura florestal ainda intacta.
O evento foi então concebido para abordar a temática da robótica de campo para a região em duas perspectivas interdependentes: a perspectiva dos grandes cenários de aplicação e das ferramentas para endereçar estes cenários.
Quanto aos grandes cenários de aplicação escolhemos os de monitoramento ambiental e das indústrias primária, quais sejam, Mineração, Petróleo e Gás, Agricultura, e Telecomunicações. Para tanto, estaremos trazendo representantes de instituições profundamente comprometidas com a aplicação de tecnologia de ponta no campo.
Com respeito à perspectiva das ferramentas, convidamos três instituições com ampla experiência comprovada em atuar nesses cenários. É importante ressaltar que ainda que existem instituições especializadas em um cenário específico (petróleo ou mineração ou agricultura), no entanto, nossa preocupação foi em selecionar aquelas que possuem experiência no maior número de cenários para que pudéssemos maximizar as oportunidades, pois os recursos de tempo e financeiros são limitados.
Finalmente, a EARTH é um evento cuidadosamente projetado para potencializar ao máximo essa oportunidade, a de realizar aqui em Manaus uma escola de curto prazo avançada reunindo em um mesmo local Academia e Indústria, no esforço de promover um legado de longo prazo de desenvolvimento sustentável para a região. Vimos, portanto, convidar toda a comunidade para participar deste que, provavelmente, será o maior evento de robótica já realizado em todo o estado.