Oficinas de Arduíno/Robótica | por GEDUTEC
Trilha de Educação
Local: Laboratórios do ICOMP
Oficina 1: Robótica com Arduino e Scratch/S4A no Ensino Básico. PARA EDUCADORES!
Público alvo: Educadores interessados em aplicar em sala de aula os recursos tecnológicos decorrentes do uso do Arduino alicerçada na metodologia de Aprendizagem por Projetos.
Resumo: Nesta oficina apresentamos uma sequência de experimentos em que intercalamos diferentes etapas de interação com o Arduino e com Scratch for Arduino (S4A) de modo a propiciar que o participante aprenda, de forma prática, a criar projetos que vão desde simples animações até automações e ambientes interativos intermediados por diferentes sensores, tais como de temperatura, distancia, som, iluminação dentre outros. Discutimos diversas metodologias e estratégias para adotar os projetos em cursos curriculares e extracurriculares.
Carga horaria: 8 h. Veja mais ->
Oficina 2: Robótica com Arduino e Scratch/S4A para iniciantes.
Público alvo: Estudantes de ensino básico, estudantes universitários e público em geral sem domínio de linguagens de programação e com interesse no uso do Arduino para o desenvolvimento de projetos simples.
Resumo: Nesta oficina apresentamos uma sequência de experimentos em que intercalamos diferentes etapas de interação com o Arduino e com Scratch for Arduino (S4A) de modo a propiciar que o participante aprenda, de forma prática, a criar projetos que vão desde simples animações até automações e ambientes interativos intermediados por diferentes sensores, tais como de temperatura, distancia, som, iluminação dentre outros.
Carga horária: 8 h.
Oficina 3: Desenvolvimento de projetos avançados com Arduino e Arduino Galileo.
Público alvo: Estudantes universitários e público em geral com algum conhecimento em linguagens de programação e interesse no uso avançado do Arduino e do Arduino Galileo para o desenvolvimento de projetos em robótica.
Resumo: Nesta oficina apresentamos uma sequência de experimentos com fundamentos básicos e importantes da robótica, como sensoriamento, atuadores, efetuadores, controladores e corporalidade. Intercalamos diferentes etapas de interação com o Arduino e o Arduino Galileo de modo a propiciar que o participante aprenda, de forma prática, a criar projetos mais complexos, incluindo automações e ambientes interativos intermediados por diferentes sensores, tais como de temperatura, distância, ultrasom, iluminação, umidade, presença e, também, o uso de motores CC e servomotores acoplados a rodas ou esteiras por meio de polias e engrenagens, fundamentais para a manipulação ou locomoção. Haverá um aprofundamento técnico sobre a placa Arduino Galileo, incluindo noções de sensoriamento remoto, construções de circuitos elétricos e protótipos mecatrônicos que resultarão, por exemplo, na produção de um robô seguidor de linha, de um robô de combate, uma garra mecânica ou em outro projeto de interesse dos participantes que se encaixe com a proposta da oficina.
Carga horária: 20 h.